Já o
disse antes, e confirmo-me essa opinião, que os tempos no mundo da Política
portuguesa estão em mudança. O que dela resultará é o que interessa aos mais
distraídos ou aos que conscientemente se querem ver afastados do quotidiano
deste mundo. O que faz quem vive estes momentos, como numa decisão real de
decidirmos que caminho tomar numa encruzilhada, é escolher o que se entende ser
o melhor para que se chegue a algum lado, numa rede de vontades, possibilidades
e disponibilidades. Parece-me que no Mundo em geral, esse a que o bom velho
Shakespeare chamou um palco, misturando-lhe a Vida com os atores a entrarem e a
saírem de cena a seu tempo e representando os seus papéis, os cidadãos comungam
de um juízo apriorístico relativamente aos atores políticos independentemente
do texto que sobe à cena. E a honestidade não entra, pela positiva, nesse
juízo, o que mais do que levar à procura de culpados para que assim seja,
resulta logo num prejuízo para todos. Quanto mais não seja porque leva aos que
o são, os honestos portanto, muito mais energias a prová-lo quando poderiam a
estar a aplicá-la ao serviço dos outros e não na defesa da sua própria
identidade e honra.
Sobre a
honestidade e a sua adaptação infeliz quando há entre os indivíduos pouco
saudáveis relações de poder (e dinheiro, sim, o dinheirinho que faz girar o
Mundo mas também põe tudo de “pernas para o ar”), o Vergílio Ferreira, que
dividia muito mais a sociedade em classes pela existência dos indivíduos que a
compõem enquanto Homens que são e não pelo que têm, ou seja por valores e não
por preços, afirmou: «A honestidade é própria das classes médias. As de baixo
não a ignoram, mas não sabem para que serve. As de cima não a ignoram, mas não
sabem para que ainda serve.»
Mas
voltemos à metáfora shakespeariana e pensemos em aplicá-la ao mundo da
atualidade política. Eu deixo a ideia e os meus caros ouvintes e leitores farão
o exercício de a pensar e aplicar ao que lhes interesse, se estiverem para aí
virados. Como num palco, também aqui se adaptam os textos definidos e decididos
por quem encena, de acordo com quem escolheu ou podia ter escolhido para tal, e
o levará ao público que são, também esses mas, todos os outros. E aqui, nestes
momentos iniciais, projeta-se a encenação, preparam-se os atores, ensaiam-se
todas as artes e técnicas, naturalmente e como tem de ser no recato sem
espectadores, para se proporcionar a esses mesmos espectadores, que são a razão
de ser de tudo aquilo, algo de útil… até mesmo a felicidade de cada um.
Nos
ensaios haverá muitas situações que o espectador desconhece e que apenas dizem
respeito a quem lá está, a trabalhar antes que o pano suba e se prepare o que
interessa, o resultado final. É para estes bastidores que alguns tentam
espreitar para conhecer o making of e essa
impossibilidade gera a especulação. Se as há, a esse tipo de especulação, que
criam expectativas que nos fazem ser melhores espectadores, também as há que
estão mais interessadas em desviar as atenções e tirar antes mesmo da estreia o
valor àqueles que como os espectadores pagaram bilhete para assistir e julgar,
com argumentos, se é bom ou mau ou assim-assim e se há ou haverá quem faça ou
faria melhor para o deixar satisfeito.
Ora são
muitas vezes esse tipo de especulações com agenda própria que levam a que bons
textos, com determinados encenadores, atores e técnicos acabem com salas vazias
e outros, não forçosamente melhores, sejam sucessos de bilheteira. Mas é quando
“chega uma companhia nova à cidade” que temos a oportunidade de, sem
pré-conceitos, ajuizar do seu valor e, já agora, arrumar onde têm de ser
arrumados os paparazzi com ambições de fazedores de opinião, o que não é a
mesma coisa que ser um comentador.